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As sensações que seus clientes tem com as cores da sua marca

Você já parou pra pensar que sensação as cores da sua marca, seus posts, seus materiais gráficos trás para o seu cliente? Hoje vou te mostrar qual a sensação que seus clientes tem ao ver sua marca, vamos falar de Neuromarketing.




O que é Neuromarketing?

Uma área da ciência que busca estudar e compreender o que influência o consumidor na decisão de compra, assim define-se o Neuromarketing. O conceito inclui estudos sobre Neurociências, Psicologia e Marketing, e foi criado pelo professor de Marketing, Ale Smidts, da Universidade Erasmo de Roterdã, nos Países Baixos. Um dos conceitos do tema são as cores, as cores tem um papel fundamental na decisão do cliente e hoje vamos te provar isso.


Como as cores atraem e influenciam os clientes?

Além de estimular determinados comportamentos, as cores frequentemente costumam definir e atrair diferentes tipos de consumidores. Compreender qual relação delas com as características de sua personalidade de cada tipo de público é fundamental para definir qual será a melhor cor em sua oferta.


Efeitos das cores no cérebro

Cinza -  Parte do Cérebro -> Putãmen -> Função: Regulação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação do prazer. 

Efeito da cor: Pode representar indecisão e ausência de energia.


Preto -  Parte do Cérebro -> Amígdala -> Função: Regula o comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional. Efeito da cor: Sugere mistério, curiosidade, luxo, superioridade, nobreza e luto.


Branco -  Parte do Cérebro -> Córtex Esquerdo -> Função: Responsável pela lógica e pela comunicação. 

Efeito da cor: Sugere pureza. higiene e paz. Transmite a ideia de frescor e calma.


Verde -  Parte do Cérebro -> Córtex Pré-Frontal -> Função: Ligado ás decisões, pensamento abstrato e criativo. Também responsável pelas respostas afetivas e julgamento social. 

Efeito da cor: Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. 


Vermelho -  Parte do Cérebro -> Amígdala e Núcleo Accumbens -> Função: Estruturas ligadas ao prazer. 

Efeito da cor: Emoção, virilidade, impulso, atenção, sexualidade e dinamismo. 


Marrom -  Parte do Cérebro -> Sistema Límbico -> Função: Gerenciar estados e respostas emocionais. 

Efeito da cor: Sugere estabilidade, conservadorismo, melancolia e pensamento.


Roxo -  Parte do Cérebro -> Pólo Frontal -> Função: Responsável pelo planejamento de ações, movimento e pensamento abstrato. Efeito da cor: Estimula a fantasia, mistério, espiritualidade, egoísmo e ganância.


Azul -  Parte do Cérebro -> Córtex Pré-frontal -> Função: Ligado á decisões, pensamentos abstratos e criativos. 

Efeito da cor: A tonalidade mais escura relaciona-se a poder. A mais clara a confiança, tranquilidade e frescor.


Rosa -  Parte do Cérebro -> Área Tegmentar Ventral -> Função: Controla a sensação de recompensa pela saciedade da fome, sede e sexo. 

Efeito da cor: Estimula a inocência, pureza, feminilidade, delicadeza e afeição. 


Amarelo e Vermelho -  Parte do Cérebro -> Sistema dopaminérgico -> Função: Gerenciar estados e recompensa e liberação de dopamina. 

Efeito da cor: Estimula o entusiasmo, alegria, energia, alerta e esperança.


Como Algumas Combinações de Cores Afetam sua Mensagem Publicitária



Azul e Branco = Estimulante, predispõe a simpátia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.


Amarelo e Verde = Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo inútil em publicidade. Poderá ser eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.


Azul e Vermelho = Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.


Vermelho e Verde = Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralemente usa-se essa combinação para publicidade rural. 


Azul e Preto = Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraindicada.


Vermelho e Amarelo = Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.


E aí? Quais cores representam sua marca? Seu cliente está se identificando do jeito que você queria?


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